O PGT/FIA - Programa de Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos da Fundação Instituto de Administração foi criado em 2000, como um sucedâneo do Programa de Administração em Ciência e Tecnologia - PACTo, precursor e disseminador desse campo do conhecimento e prática no Brasil. O PACTo foi criado em 1973, por professores do Departamento de Administração da FEA/USP, que compartilhavam interesses acadêmicos similares. Esta equipe de pesquisadores vem, desde então, dedicando-se à pesquisa, ao treinamento e aos desenvolvimento de conceitos e técnicas gerenciais para empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, universidades, agências governamentais de coordenação e fomento à P&D, e organizações semelhantes.

            
              O PGT/FIA está estreitamente ligado ao PGT/USP (Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP), constituindo-se em um de seus braços no ambiente do Departamento de Administração da FEA. O PGT/USP, criado em 1981 e oficializado em 1993 como um amplo programa da Universidade vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, foi motivado pela percepção da importância vital da multidisciplinaridade nesse campo. Além de pesquisadores do Departamento de Administração da FEA, agrega também as competências disponíveis no Departamento de Economia da mesma unidade, no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica e em outros.


Organização

        A equipe técnica do PGT/FIA compreende uma equipe básica, formada por professores do Departamento de Administração da FEA-USP e técnicos vinculados aos projetos. Uma extensa rede de colaboradores nacionais e internacionais é acionada sempre que os projetos requeiram a participação de especialistas. Os membros da equipe básica concentram seus estudos, suas publicações, atividades de ensino e a orientação de alunos no campo da gestão da inovação tecnológica.