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Objetivos

Os objetivos estratégicos do MBA em Gestão e Empreendedorismo Social são:

  • Proporcionar aos participantes uma compreensão da realidade sócio-político-econômica, que permita a identificação de oportunidades de atuação no Terceiro Setor e/ou em programas de Responsabilidade Social Corporativa.
  • Estimular a capacidade de lideranças em Empreendedorismo Social.
  • Capacitar os participantes com instrumentos e práticas de gestão adequadas ao desenvolvimento de empreendimentos sociais e de organizações da sociedade civil.
  • Oferecer elementos para que os participantes adquiram o perfil de competências desejado para um desempenho gerencial de excelência no Terceiro Setor e na atuação social de empresas, incorporando a capacidade de atuar na articulação do capital social e as habilidades para agir na transformação e construção da realidade social de forma sustentável e responsável.
  • Oferecer elementos para que os participantes desenvolvam um Projeto de Transformação Social consistente e compatível com sua experiência profissional, a ser implementado em sua empresa ou organização de origem.
  • Desenvolver habilidade de estruturar e manter alianças intersetoriais.
  • Público-Alvo

    O público-alvo do MBA em Gestão e Empreendedorismo Social inclui:

  • Profissionais, lideranças e dirigentes que atuam no campo social, na gestão de organizações do Terceiro Setor;
  • Profissionais e dirigentes de empresas que desenvolvem estratégias de atuação social;
  • Profissionais e gestores que atuam em organizações públicas.
  • Sistema de Avaliação

    Para obter o certificado final do programa, emitido pela FIA - Fundação Instituto de Administração, o participante deve ser aprovado tanto no trabalho de conclusão do curso como nos trabalhos e provas realizados ao longo do curso. Além disso, é exigida presença de, no mínimo, 75% das aulas.

    Corpo Docente

    A equipe de profissionais que ministra o MBA Gestão e Empreendedorismo Social é composta por professores com grau mínimo de Doutor, vindos do Programa de Educação Continuada da FIA, da FEA e de outras unidades da USP, e por profissionais, especialistas e palestrantes nacionais e internacionais de reconhecida competência por sua atuação no Terceiro Setor, em Gestão Empresarial, em Gestão Pública e em áreas correlatas.

    Metodologia

    Uma das principais características de sucesso de programas desta natureza é a adoção de metodologia participativa, recorrendo às experiências dos participantes, facilitadores e instrutores.

  • Aulas expositivas, mesas-redondas e palestras ministradas por especialistas nacionais e internacionais;
  • Aulas práticas baseadas em discussão de casos, em elaboração de projetos e em visitas às organizações, empresas e instituições de excelência;
  • Intercâmbio com Universidades e Instituições internacionais, principalmente com as entidades componentes da joint venture do Projeto SEKN;
  • Aulas à distância para complementação do ensino presencial;
  • Trabalhos em grupo em atividades presenciais e virtuais;
  • Intercâmbio de experiências entre os participantes;
  • Produção de material a partir da troca de experiências;
  • Orientação individual e personalizada aos participantes;
  • Elaboração de monografia envolvendo a aplicação de conceitos a casos reais em organizações do Terceiro Setor ou projetos empresariais de atuação social.