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O Projeto de Publicações estará estruturado a partir dos trabalhos de pesquisa e assistência desenvolvidos dentro do PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO PARA O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO - PROCEB.

Assim, os trabalhos de conclusão de cursos, sejam os de alunos de graduação, sejam do MBA – Comércio Internacional, os relatórios de pesquisas, bem como as dissertações de mestrado e teses de doutorados deverão dar ensejo à apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais e a publicações em revistas científicas nacionais e internacionais.

Em paralelo, será estruturada a Biblioteca FIA / PROCEB de Comércio internacional, por meio de uma coletânea de pequenos livros para divulgação ao grande público. Essa coletânea, que também deve resultar dos trabalhos de conclusão de curso do MBA – Comércio Internacional e de convites a professores, alunos e profissionais da área, para produzirem tais livros sobre temas de suas especialidades, estará disponível, inicialmente, sob a forma de e-book. Posteriormente, quando isto se justificar, será oferecida da maneira tradicional.



 

Trading: presença brasileira no cenário econômico mundial
Autores: Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi, Nildo Masini e Ricardo Pitelli de Britto
Editora Saraiva, São Paulo 2003, 118p.
 

As exportações brasileiras são um dos temas mais importantes das discussões nas esferas governamental, empresarial e da própria sociedade civil. Em tempos de globalização em que as relações comerciais se tornam cada vez internacionalizadas, todos sabem que o caminho do desenvolvimento sustentável do Brasil, com justiça social, está fortemente ligado ao comércio internacional.

"Trading: presença brasileira no cenário econômico mundial" é uma obra que oferece análise aprofundada e compreensão a respeito da atuação das empresas que atuam neste segmento econômico, no Brasil e no mundo. Os autores Celso Grisi, Nildo Masini e Ricardo Pitelli fazem uma radiografia das trading companies desde a sua criação em 1972 até a atualidade. Também identificam os benefícios à economia de escala e à estruturação das atividades de comércio exterior.

Editado pela Saraiva, o livro engloba os resultados de um conjunto de entrevistas realizadas, no âmbito da Fundação Instituto de Administração (FIA), durante os meses de junho e julho de 2000, com inúmeros especialistas em comércio internacional e profissionais experientes em empresas brasileiras de trading. "O resultado desse trabalho evidencia a importância crescente das tradings no esforço exportador nacional e na modernização de nosso comércio exterior", avaliam os autores. A obra avalia a bibliografia sobre o tema e faz um levantamento da legislação brasileira que rege a atividade dessas empresas.

"As exportações brasileiras: reflexões e desafios" dão título ao primeiro dos cinco capítulos que compõem a publicação. Nele o leitor pode situar-se no processo histórico de inserção do Brasil no panorama comercial internacional. A análise parte do início dos anos 90, com a "abertura das fronteiras nacionais" promovida pelo governo Collor, e trata também de questões cruciais, como a instabilidade econômica do país que no curto período de dez anos, entre 1986 e 1994, adotou sete moedas diferentes.

Para que o leitor tenha ampla compreensão do tema e dos seus diversos aspectos há um enfoque no "panorama internacional das tradings", capítulo que reúne informações sobre a Organização Mundial do Comércio (0MC).

O papel e a atuação de organismos reguladores e de apoio e incentivo às exportações brasileiras são também enfocados. Diante da importância de se firmar acordos comerciais entre os países que promovam o desenvolvimento sócio-econômico das nações, são contextualizadas as análises a respeito do Mercosul, Nafta, da Alca e União Européia e a integração com os países asiáticos.

Uma análise das "tradings como ferramenta de alavancagem de negócios" integra o último capitulo do livro, destinado, segundo os autores, "a quantos vivem e discutem o comércio exterior brasileiro".

Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi é coordenador do MBA Comércio Internacional da FIA, livre-docente da FEA/USP e da FGV, representante brasileiro junto ao CCI/UNCATAD/GATT, entre outras atribuições. Nildo Masini é empresário dos setores de comércio exterior, metalurgia e eletroportáteis, e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ricardo Pitelli, historiador pela FFLCH/USP, especialista em Comércio Internacional pelos programas MBA da FIA, é também docente nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico no MBA de Gestão Internacional da UniFMU.

Trading: presença brasileira no cenário econômico mundial
Autores: Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi, Nildo Masini e Ricardo Pitelli de Britto
Editora Saraiva, São Paulo 2003, 118p.

Contato com os autores: (11) 3812-8363 e 3814-4326 ou proceb@fia.com.br